quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Consumo de Combustível no Opala: Será que o opala é um carro tão beberrão?


Nossos amigos, proprietários de carros 1.0 (ou motores de enceradeira, para os opaleiros da antiga...hehehe) gostam de falar do consumo desses carros. A conversa de bar do pessoal gira em torno de quantos km o carro faz por litro de álcool – porque apesar de ser flex, todo mundo coloca álcool, não é?
As revistas especializadas mostram tabelas de consumo que até mesmo o mais experiente piloto não entende como eles conseguiram chegar naqueles valores.
E o que tudo isso tem a ver com nossos opalões? Ora bolas, tem muito a ver.
O consumo de combustível é uma das maneiras de você avaliar o estado do conjunto mecânico do seu carro, o combustível e até mesmo sua maneira de pilotar o opalao.
Quando você mede de tempos em tempos o consumo do seu opala, você está, mesmo que intuitivamente, verificando a qualidade do combustível que está colocando nele e prevenindo problemas futuros na admissão/carburação ou até mesmo no motor. Se de um tanque pro outro houver uma mudança de consumo abrupta, ou se você tem notado, nas últimas semanas, que o consumo de combustível do seu opala só aumenta,  isso pode ser um indicador de que existe algum problema mecânico relacionado a esse fato.
Você pode testar, pelo consumo, se mudanças na sua maneira de dirigir surtem ou não efeito no consumo do carro.
A topografia do seu caminho diário afeta ou não o consumo de combustível do seu opala? Talvez um novo caminho pro trabalho seja mais econômico.
Algumas pessoas enchem uma garrafa de 2 litros (dessas PET, de refrigerante) com combustível e rodam até a pane-seca (acabar o combustível).São várias possibilidades levantando essa informação – do consumo de combustível do opala – agora, para levantá-la com precisão existem algumas técnicas. Vamos lá:
Esse método possui alguns erros, pois o motor só vai morrer quando consumir os 2 litros de combustível da garrafa +  combustível na linha até o carburador + parte do combustível da cuba do carburador e esses dois últimos valores não podem ser medidos com precisão, mas são importantes para o cálculo.
O que sugerimos que você faça para medir o consumo do seu opala é o seguinte:
-Escolha um único posto de combustível e de preferência abasteça sempre na mesma bomba o seu opala. Parece coisa de maluco, mas é o correto a fazer, para garantir que o combustível venha do mesmo reservatório do posto.
-Encha o tanque completamente e peça para o frentista parar de encher quando a bomba travar automaticamente pela segunda vez.
-Zere o odômetro parcial ou anote a quilometragem.
-Percorra algumas centenas de quilômetros, volte ao mesmo posto e complete o tanque, de acordo com o que explicamos acima.
-Divida a quilometragem rodada pela quantidade de combustível abastecida.
Repita sempre esse procedimento quando quiser novas médias de consumo do seu opala.
Não há um consenso sobre qual é o consumo padrão/original do opala. A Revista Quatro Rodas testou o Opala Comodoro 4 cilindros a gasolina em 1983 e mostrou um consumo de 14.35 km/l a 80 km/h, um valor bastante distante da realidade. A própria topografia do local onde o opala trafega pode influenciar, como já falamos acima.
Apenas como referência, segue abaixo uma tabela de consumo de combustível de opalas, baseada em relatos de opaleiros.
Esses valores são os considerados "normais"  para carros com motorização original, sem modificações, rodando na cidade:
-       4 cil. a álcool: 5 a 6,5 km/l
-       6 cil. a álcool: 4 a 6 km/l
-       4 cil. a gasolina: 6,5 a 8 km/l
-       6 cil. a gasolina: 5,5 a 6,5 km/l
À primeira vista pode parecer que o opala é um belo de um beberrão, não é mesmo?
Mas isso não é verdade, se compararmos com carros de mesma potencia e motorização. Até mesmo se compararmos com os carros 1.0. Dêem uma olhada nisso:
- Celta 1.0 Flexpower 2006 -  6,7 km/l (álcool), potência 70 cv a 6400 rpm, torque 9,0 kgf.m a 3600 rpm
- Opala Comodoro 2.5 1987 - 6,3 km/l (álcool), potência 89 cv a 4000 rpm, torque 19,8 kgf.m a 2500 rpm
Você tem mais que o dobro de torque, numa rotação mais baixa, com consumo muito parecido.
E você? Quanto seu opalão está fazendo por litro? Mande seu comentário!

2 comentários:

  1. Meu quatrinho fazia 7km/l, infelizmente tive que vender por conta da ferrugem, agora quero um 6zão

    ResponderExcluir
  2. Meu da 8 em cima da pinta na cidade ... 4 cc ano 90

    ResponderExcluir